17/02/21 - Congresso ganha iluminação especial em apoio à campanha de conscientização das doenças raras

O Palácio do Congresso Nacional ganhará iluminação especial, até o dia 28 de fevereiro, em apoio à campanha mundial de conscientização e prevenção das doenças raras. O lado da Câmara dos Deputados receberá as cores lilás e azul, e do Senado Federal, verde e rosa. O objetivo é chamar a atenção da população, dos órgãos de saúde pública e de profissionais da área para os tipos de doenças raras existentes e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes na busca por tratamento.

Doenças Raras


De acordo com o Ministério da Saúde, uma Doença Rara (DR) é aquela que afeta até 65 em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes de DR. Oitenta por cento delas decorrem de fatores genéticos; as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.

Normalmente, as doenças raras são progressivas e os danos podem levar, a curto ou médio prazo, à morte. Um tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, assim como impedir o agravamento e evolução da doença.