16/10/24 - Congresso recebe iluminação, projeção de frases e imagens da campanha Outubro Rosa
O Congresso Nacional recebe hoje (16/10), das 17h às 23h, uma projeção de frases e imagens relativas às ações de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama — a campanha Outubro Rosa.
Ainda como parte da campanha, as fachadas da Câmara e do Senado serão iluminadas na cor rosa entre os dias 18 e 21 de outubro, a fim de alertar também para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, além do de mama.
Entre as frases que serão projetadas hoje estão:
- Uma em cada doze mulheres terá câncer de mama
- 95% de chance de cura
- 74 mil mulheres diagnosticadas em 2024
- É lei o diagnóstico do câncer em até 30 dias
- É lei o início do tratamento do câncer em até 60 dias
Incidência
O câncer de mama é o de maior incidência em mulheres em todo o mundo. A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e promover os de proteção da doença. Já o diagnóstico precoce refere-se à abordagem oportuna das mulheres com sinais suspeitos para identificação da doença em sua fase inicial, a fim de possibilitar tratamento e maior sobrevida. Outra estratégia de detecção precoce da doença é o rastreamento mamográfico. O exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Colo
O câncer do colo do útero é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível, muito frequente na população, cujo contágio pode ser evitado com o uso de preservativos.
Na maioria das vezes a infecção não causa a doença, mas em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A presença do vírus e de lesões pré-cancerosas são identificadas no exame preventivo, o Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir as infecções e o desenvolvimento deste tipo de câncer. Outros fatores de risco são o tabagismo e a baixa imunidade. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
As informações são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).