16/09/22 - Câmara recebe iluminação roxa pelo Dia Nacional de Conscientização sobre a Dermatite Atópica

Como parte das ações do Dia Nacional de Conscientização sobre a Dermatite Atópica, a Câmara dos Deputados recebe iluminação roxa nesta segunda-feira (19). O objetivo das atividades em torno da data – celebrada em 23 de setembro - é divulgar informações sobre a doença e formas de tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite atópica, popularmente conhecida como eczema, é uma doença cutânea de origem genética e crônica que provoca a inflamação da pele, causando manchas, placas e erupções com coceira e crostas. Surge principalmente nas grandes dobras do corpo, como braços, joelhos e pescoço, mas pode se manifestar em outras áreas.

A doença atinge principalmente crianças antes dos cinco anos de idade e, ainda que com menor frequência, pode se manifestar em adolescentes e adultos. A dermatite atópica não é contagiosa. O tratamento visa controlar as manifestações e pode envolver o uso de hidratantes, cremes e medicamentos tópicos prescritos por dermatologistas. O principal objetivo é diminuir a coceira e reduzir as inflamações.

Fatores como falta de hidratação adequada da pele, banhos muito quentes e exposição a agentes que provoquem alergia podem tornar as manifestações recorrentes.