16/06/25 - Congresso chama a atenção para o Dia de Conscientização sobre a Amiloidose
O Congresso Nacional será iluminado de verde e vermelho nesta segunda (16) e terça-feira (17) pelo Dia de Conscientização sobre a Amiloidose, celebrado hoje. A iniciativa visa informar sobre essa doença rara, causada pelo depósito de proteínas insolúveis no corpo. Ao contrário das proteínas normais, que são capazes de se degradar, as proteínas insolúveis se depositam nos órgãos e tecidos e causam danos.
Os sintomas e os órgãos afetados dependem dos diferentes tipos de amiloidose, que se classificam de acordo com a proteína afetada. Em geral, os principais sinais incluem perda de peso e fadiga. Existem pelo menos 23 proteínas diferentes relacionadas à doença.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é difícil, pois os sinais e sintomas são muito gerais e se confundem com os de outras doenças. A identificação da amiloidose é feita a partir da exclusão de outras doenças e pode ser confirmada por meio de uma biópsia de células de gordura abdominal.
Tratamento
O diagnóstico precoce é importante, pois sem tratamento a doença pode levar à insuficiência dos órgãos e à morte. As terapias disponíveis dependem do tipo de amiloidose e dos órgãos afetados, além do quadro clínico e da idade do paciente. Em geral, o tratamento envolve o controle dos sintomas e, em seguida, medicamentos para interromper a produção da proteína que gera a doença, a fim de melhorar o funcionamento do órgão afetado.