16/06/25 - Câmara realiza audiência pública “Mulheres Negras”
A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (17), a audiência pública “Mulheres Negras”. O tema faz parte do estudo “Políticas Públicas de Combate ao Racismo e às Desigualdades de Gênero na Construção de um Brasil Justo e Desenvolvido”, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Casa. O evento será às 17h, no plenário 4 do Anexo 2, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube. Os participantes presentes poderão enviar perguntas aos palestrantes.
Palestrantes
- Taís de Sant'Anna Machado - coordenadora da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial (MIR);
- Itanacy Oliveira - diretora do Programa Mulher, Trabalho e Vida Urbana da Casa da Mulher do Nordeste;
- Iêda Leal de Souza - ex-coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado e coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia González;
- Lúcia Maria Xavier de Castro – coordenadora-geral da Organização não-governamental Criola;
- Adriana Tolentino Sousa - pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas;
- Giovana Xavier Nascimento - professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e
- Mércia Maria Alves da Silva - assistente social e educadora do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.
A pauta da audiência está no portal da Câmara.
Estudo
O estudo “Políticas Públicas de Combate ao Racismo e às Desigualdades de Gênero na Construção de um Brasil Justo e Desenvolvido” visa mapear as políticas de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo em operação no Brasil, as circunstâncias em que foram implementadas e as resistências enfrentadas, a fim de estabelecer diretrizes para sua ampliação.
Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. O colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.