16/04/2015 Exposição exibe riquezas bibliográficas da Câmara
Documentos editados no século XVI, livros referentes às grandes navegações, obras consideradas marcos da historiografia nacional, relatos de viajantes estrangeiros sobre a natureza e a sociedade brasileira nos séculos XVIII e XIX. Tudo isso pode ser visto na exposição "Riquezas bibliográficas – Acervo de obras raras da Câmara dos Deputados", aberta ao público no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Organizada pela Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara, a mostra reúne cerca de 50 documentos especialmente selecionados, que representam parte do acervo de obras raras sob tutela da instituição. Além disso, os visitantes poderão folhear virtualmente quatro obras raras completas, recorrendo aos computadores disponíveis no espaço.
Dentre as obras em exposição, destacam-se a "Encyclopédie", do filósofo iluminista Denis Diderot – obra clássica do pensamento ocidental do século XVII, e outras que ilustram o trabalho, os tipos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular do Brasil.
A mostra - com obras de diferentes nações - privilegia títulos de importância intelectual e histórica e destaca o valor cultural dos volumes.
Acervo raro
O acervo raro da Biblioteca Pedro Aleixo reúne cerca de 4.600 obras e 108 títulos de periódicos de diferentes áreas do conhecimento, como direito, política, história e literatura. Alguns deles são provenientes da Biblioteca Real portuguesa, trazida por D. João VI quando da transferência da Corte para o Brasil.
O acervo é rico em informações importantes, e por vezes únicas, nas áreas do conhecimento que dão suporte às discussões políticas. Uma parte significativa é utilizada em prol do processo legislativo, quando é necessário buscar legislações antecedentes.
SERVIÇO
Exposição "Riquezas bibliográficas – Acervo de obras raras da Câmara dos Deputados"
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Visitação: até 26 de julho de 2015, todos os dias da semana, das 9h às 17h