15/10/24 - Câmara promove nesta semana Maratona de Linguagem Simples para a Cidadania

Especialistas vão debater a importância da simplificação das informações públicas para garantir o acesso da população aos serviços. Evento será nestas quinta e sexta-feiras (17 e 18/10)

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Câmara dos Deputados realiza a Maratona Linguagem Simples para a Cidadania, promovida pelo Laboratório Hacker (LABHacker) e pelo Conselho de Comunicação Social da Casa. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos e no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), apoiador do evento junto com o Linguagem Simples LAB. O objetivo é debater o uso da Linguagem Simples como forma de aproximar as instituições públicas dos cidadãos. A maratona faz parte da agenda de celebração dos 10 anos do LABHacker.

Os interessados em participar do evento podem acompanhar as atividades do dia 17 pelo Youtube do LABHacker e enviar perguntas ou comentários pelo chat. No dia 18 não haverá transmissão das oficinas.

Plain

Durante a maratona, haverá o encontro regional da Plain Language Association International (Plain), realizado anualmente em diferentes países, desta vez no Brasil. A Plain é uma organização sem fins lucrativos, dirigida por voluntários e com representantes em mais de 30 países, que defende o uso de uma comunicação clara para que as pessoas encontrem, entendam e consigam usar facilmente as informações públicas. A data foi escolhida pela celebração do Dia Internacional da Linguagem Simples (13 de outubro).

Atividades

Na abertura do evento, haverá o lançamento do Manual de Linguagem Simples, da jornalista e servidora Patrícia Roedel, produzido pela Edições Câmara. As atividades incluem também debate com as especialistas no tema Cláudia Montalvão, Heloísa Fischer, Isabel Ferreira Lima, Joseane Corrêa e Liana Paraguassu; palestra do presidente da Plain Language Association International, Lodewijk van Noort; painel com a apresentação de experiências dos três Poderes, selecionadas pela Plain; e oficinas sobre Linguagem Simples, específicas e simultâneas.

Programação

Quinta-feira (17/10)

Local: Auditório Nereu Ramos

9h às 9h30: Abertura oficial do evento e lançamento do Manual de Linguagem Simples, da Edições Câmara

10h às 12h30: Debate entre especialistas

14h30 às 15h20: Palestras do presidente da Plain Language Association International, Lodewijk van Noort, e da especialista Heloísa Fischer

15h20 às 17h: Apresentação de experiências de sucesso no uso da Linguagem Simples no setor público, com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

17h: Experiência vencedora escolhida por voto popular entre 14 inscritos: “Vozes Originárias do Ceará - Guia de Termos Indígenas”, do ÍRIS - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

Sexta-feira (18/10)

Local: Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU)

9h: Oficina teórica de Linguagem Simples para aplicação no serviço público. A oficina teórica é pré-requisito para a realização da oficina prática.  

14h30 às 17h30: Oficinas práticas de Linguagem Simples para aplicação nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (turmas simultâneas) e uma oficina técnica com foco em ferramentas computacionais, para quem já tem algum conhecimento básico da aplicação nos textos.

Serviço

Maratona Linguagem Simples para a Cidadania

Data: 17 e 18 de outubro, a partir das 9h

Local:  Auditório Nereu Ramos (17/10) e no Instituto Serzedello Corrêa/TCU (18/10)

Transmissão: YouTube do LabHacker

Todos os inscritos que estiverem presentes receberão o Manual de Linguagem Simples e certificado de participação