15/10/2013 Canto das Letras apresenta música caipira e literatura luso-brasileira nesta quinta-feira

Os escritores Alexandra Rodrigues e Teófilo Fernandes e o músico Claudivan Santiago são os convidados da edição de outubro do programa Canto das Letras, promovido pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, com o apoio da TV Câmara e do Sindilegis. O evento será gravado amanhã (17), no Auditório da TV Câmara, às 19 horas. A entrada é franca.

A portuguesa Alexandra escreve desde a adolescência. Psicóloga, educadora e doutora, só publicou seu primeiro livro, O Nome das Coisas, aos 47 anos. O texto ficou engavetado por uma década. Em 2005, começou a frequentar as oficinas de literatura da Câmara dos Deputados, onde se descobriu cronista. A veia poética surgiu recentemente. Em 2009, ficou em 1º lugar no Prêmio Literário Cora Coralina, na modalidade crônica, com o texto Uma Casa de Poesia. Em 2010, também levou o 1º lugar e o prêmio Lusofonia Brasil, em Portugal, no concurso lusófono Trofa, com o conto A menina palavrinha.

Mineiro da cidade de Buritizeiro, Teófilo Fernandes é escritor, compositor e músico. Iniciou sua carreira artística e literária em Patos de Minas, para onde se mudou aos 10 anos de idade. Na cidade, recebeu prêmios em festivais de música, animou bailes e escreveu a Crônica da Semana para um programa de rádio local. Atualmente prepara um livro de memórias.

O violeiro, cantor, compositor e amante da música caipira Claudivan Santiago nasceu em Tocantinópolis (TO), mas está radicado em Brasília desde 2003. É o vencedor do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013, na categoria CD Instrumental, com o disco Viola Pura Viola.  Autodidata, domina o instrumento desde os 15 anos de idade, quando começou a tocar na banda do pai, no interior do Tocantins. No estado, conquistou por duas vezes o mais importante festival de música local, o FABIP – Festival Aberto do Bico do Papagaio. Além de Viola Pura Viola, lançou outros dois discos: Menina dos Olhos (2002) e Poesia Inviolada (2008).

Canto das Letras é um programa que contempla artistas de Brasília, aliando música e literatura. Em formato de talk show, o professor de literatura Marco Antunes e a poeta Isolda Marinho recorrem a um bate-papo informal, no qual a plateia pode participar. Eles fazem a leitura dramatizada de textos dos escritores e conversam sobre carreira e processo de criação – tudo entremeado com composições de um músico convidado.

SERVIÇO

Canto das Letras – A literatura encontra a música

Data: 17 de outubro, quinta-feira
Local: Auditório da TV Câmara. Edifício principal, térreo
Hora: 19 horas
Entrada franca