15/09/25 - Câmara abre exposição de meteoritos na próxima semana

A Câmara dos Deputados inaugura no dia 23 de setembro, às 18h, no Salão Negro, a exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”, com curadoria da geóloga Elisa Soares Rocha Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), e da astrônoma especialista em meteoritos Maria Elizabeth Zucolotto. No dia da abertura haverá uma atividade de observação astronômica realizada pelo Clube de Astronomia de Brasília, com telescópios instalados em frente ao Congresso Nacional.

Promovida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, a mostra reúne mais de trinta objetos, entre meteoritos e seus derivados, e ficará aberta à visitação até o dia 2 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Patrimônio

A exposição apresenta alguns dos principais meteoritos brasileiros, em especial o Sanclerlândia, com 267kg, acervo do Museu de Geociências da Universidade de Brasília; uma amostra do Bendegó, o maior meteorito do Brasil, que sobreviveu ao incêndio do Museu Nacional; e o Santa Filomena, que desencadeou uma corrida de pesquisadores e colecionadores ao sertão de Pernambuco e motivou a apresentação do Projeto de Lei 4.471/2020, para regulamentar esses patrimônios geológicos.

Objetos

Além dos meteoritos, objetos derivados do material que os compõe serão exibidos na mostra, como a adaga Keris e o vidro da Líbia, criado a partir do calor de um impacto de meteorito nas areias do deserto. Também estarão disponíveis ao público dez painéis com informações textuais e gráficas sobre a origem, a composição e a classificação dos meteoritos e as crateras de impactos. Num painel interativo, os visitantes poderão tocar em meteoritos provenientes da Lua, de Marte e de asteroides.

Serviço 

Exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”

Período: de 23 de outubro a 2 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 17h
Local: Salão Negro​ 
Inauguração: 23 de setembro, às 18h, com observação astronômica 
Entrada gratuita