15/09/20 - Câmara promove debate internacional sobre uso do canabidiol em tratamentos de saúde

Objetivo é dar transparência ao assunto e conhecer experiências de países que já fazem uso medicinal do produto

A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria de Relações Internacionais e a Comissão Especial sobre medicamentos formulados com cannabis, realiza, nesta quarta-feira (16), um debate internacional sobre o uso do canabidiol. O objetivo é dar transparência ao assunto e conhecer a experiência de países que já fazem uso medicinal do produto.  Recentemente, o Ministério da Saúde declarou que está em andamento na pasta um processo para que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça medicamentos feitos à base do produto.

Participam do evento o deputado Alex Manente, secretário de Relações Internacionais da Casa; os deputados Paulo Teixeira e Luciano Ducci, presidente e relator da Comissão especial sobre medicamentos formulados com cannabis; Nathaniel Erskine-Smith, membro do Parlamento do Canadá; Sharren Haskel, membro da Knesset (Parlamento de Israel); e Dr. Oded Shoseyov, professor de Biologia Molecular e Nanobiotecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Canadá e Israel são pioneiros no estudo do óleo de cânhamo no tratamento de diversas doenças.
O debate será transmitido pelo canal da Câmara no YouTube, das 10h às 13h, com tradução simultânea.

Canabidiol

O canabidiol é um cannabinóide, um derivado da planta Cannabis Sativa que tem sido usado por pessoas com problemas de ansiedade, esclerose múltipla, autismo, convulsões, esclerose lateral amiotrófica (ELA), dores crônicas, entre outros. No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a venda em farmácias e drogarias, com prescrição médica, de fármaco à base de canabidiol.