15/07/21 - Politeia 2021 começa nesta sexta (16)

Projeto realizado pela UnB em parceria com a Câmara simula o trabalho parlamentar com estudantes do ensino superior. Edição deste ano será virtual e atividades serão transmitidas pelo canal da Casa no YouTube.

Será realizada nesta sexta-feira (16), às 19h, a sessão de abertura do Politeia 2021 - projeto de ensino, pesquisa e formação política da Universidade de Brasília (UnB), realizado em parceria com a Câmara dos Deputados, que consiste na preparação de estudantes universitários para uma simulação das atividades legislativas. O objetivo é proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro, além de estabelecer parceria entre o Parlamento e a Universidade. Em sua dinâmica, o projeto permite a vivência como deputado(a) federal por uma semana, com simulações dos trabalhos das comissões e do Plenário da Câmara.

 

Em razão da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será virtual. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Além da sessão de abertura, as simulações de sessões plenárias ocorrerão na quinta (22) e na sexta-feira (23).

 

Participantes

 

O Politeia desta ano terá a participação de 135 estudantes. Do total, 115 universitários simularão o trabalho de deputados(as) federais, enquanto outros 20 farão o papel da Imprensa, em atividades de assessoria ou de reportagem.

 

A edição virtual deste ano possibilitou a reunião de 36 cursos universitários de 44 instituições diferentes, localizadas em 16 estados e no Distrito Federal. Os estudantes de Ciência Política são maioria, com 29,7% dos inscritos; seguidos por alunos de Direito, que representam 25,6% do total. Cursos como Educação Física, Letras, Turismo, Ciências Aeronáuticas e Engenharia Florestal também estão presentes. O Distrito Federal liderou o número de inscritos, e 84,9% dos estudantes participarão do projeto pela primeira vez.

 

O Politeia preparou uma plataforma especial para a edição deste ano, de forma a garantir que as atividades mantenham a mesma qualidade das edições presenciais. No site do projeto é possível encontrar as comissões e as frentes parlamentares que estarão na simulação deste ano, além de uma área específica para os eventos virtuais.

 

Mais informações sobre o projeto estão no site do Politeia.