15/07/19 - Alameda das Palmeiras recebe nova iluminação

A Câmara dos Deputados revitalizou a iluminação do Fórum de Palmeiras Imperiais, nome oficial da Alameda das Palmeiras, localizada no jardim da Câmara dos Deputados na Praça dos Três Poderes. O sistema antigo de lâmpadas de vapores foi substituído por sistema em LED. A iniciativa faz parte das metas da Primeira-Secretaria da Casa para o biênio 2019-2020, que inclui a requalificação, a expansão ordenada e a preservação dos espaços e monumentos do Parlamento.

A Alameda consta do relatório do Plano Piloto de Brasília do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, produzido no fim da década de 50, para o concurso de construção da nova capital da República. Pode ser considerada a primeira referência paisagística da cidade, que surgiu antes mesmo do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer para o Palácio do Congresso. Em harmonia com o espelho d´água do Anexo I da Câmara, o renque de palmeiras insere-se no cenário modernista como o elemento paisagístico mais simbólico da Praça dos 3 Poderes.

A implementação da nova iluminação foi feita pela CEB/GDF, titular responsável pela manutenção luminotécnica dos monumentos de Brasília. Esse processo de modernização proporciona melhor desempenho de energia e irradia o fluxo luminoso, com maior qualidade, no tronco e na copa das 60 palmeiras históricas. O departamento técnico da Câmara ainda está restaurando a forração em grama às feições originais e realizando a poda das folhagens das palmeiras.