15/05/25 - Câmara abre exposição “Neusa d’Arcanchy – A abstração geométrica e o imaginário popular”
A Câmara dos Deputados abre hoje (15/5), na Galeria Décimo, a mostra “Neusa d’Arcanchy – A abstração geométrica e o imaginário popular”. São cerca de 30 trabalhos da artista centenária, entre pinturas, matrizes, gravuras e peças de cerâmica
Na exposição, destacam-se obras produzidas entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, período em que artista se debruçou sobre a serigrafia, gravuras em metal e gravações em placas de aço inoxidável. Nelas, d’Arcanchy abordou temáticas do imaginário popular brasileiro, como o futebol, o carnaval e as religiões, além de questões de escopo global, como a viagem à Lua e a corrida espacial — trabalhos que foram associados à Nova Figuração, caracterizada pelo retorno da representação icônica no campo das artes plásticas.
A pintora, gravurista e ceramista Neusa d’Arcanchy nasceu no Rio de Janeiro, em 1924, e conquistou prestígio no cenário artístico brasileiro, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970. Participou de diversos salões, mostras individuais e coletivas, nacionais e internacionais, conquistando prêmios dentro e fora do eixo Rio-São Paulo. Em 1973, integrou a XII Bienal Internacional de São Paulo e, no exterior, suas obras circularam nas principais capitais e cidades europeias.
Sua produção se desenvolveu ao longo de quase 50 anos, experimentando diversas linguagens e técnicas. O percurso artístico de d’Arcanchy avançou de forma consistente, consolidando-se no debate artístico de maior relevo da época. Contudo, sua transferência para Brasília dificultou a circulação de sua arte no eixo Rio-São Paulo, o que contribuiu para um relativo ofuscamento de sua trajetória. A mostra busca preencher uma lacuna historiográfica, resgatando o trabalho da artista.
Serviço
Exposição “Neusa d’Arcanchy – A abstração geométrica e o imaginário popular”
Visitação: de 15 de maio a 10 de julho de 2025, de segunda a sexta
Horário: das 9h às 17h
Abertura: 15 de maio, às 18h
Local: Galeria Décimo – Anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada franca