15/04/25 - Câmara e Senado têm programação especial para comemorar os 65 anos do Palácio do Congresso Nacional

Para celebrar os 65 anos do Palácio do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal prepararam uma programação especial, com atividades que destacam o papel da capital e da sede do Legislativo na história política, cultural e democrática do país. O palácio foi inaugurado em 1960 junto com a nova capital, Brasília, que também comemora 65 anos no próximo dia 21 de abril. A programação contou com a parceria do governo do Distrito Federal.           

Visita ao Congresso

De 17 a 21 de abril, além da visitação institucional regular no horário das 9h às 17h, haverá um roteiro inédito e estendido para conhecer o Palácio do Congresso Nacional, nos horários de 17h15, 18h15, 19h15 e 20h15, com saída do Salão Nobre. Serão 30 vagas por tour, por ordem de chegada. 

O itinerário passará pelo Edifício Principal, cafezinho do plenário, plenário Ulysses Guimarães, acesso à rampa das cúpulas do palácio, que ficará aberta excepcionalmente para o roteiro especial da visitação. Em seguida, os visitantes seguirão pelo corredor Tereza de Benguela, que exibirá uma exposição com projeção de fotos sobre a transferência da Câmara para Brasília, e passarão pela esteira rolante que leva ao Anexo IV, onde no 10º andar, será possível conhecer a Capela Ecumênica desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com vitral de Marianne Peretti. O tour termina com a visita à Comissão de Constituição e Justiça, no Anexo II.

 Além desse roteiro especial, será possível conhecer a área das cúpulas do Palácio no horário da visitação regular, das 9h às 17h, mediante distribuição de senhas no Salão Negro. 

No Senado Federal, duas ações se somam às comemorações. De 17 a 21 de abril, das 11h30 às 12h30, será oferecido o roteiro temático “65 anos do Palácio do Congresso Nacional”, com visitas guiadas que abordam a arquitetura de Oscar Niemeyer, o projeto urbanístico de Lúcio Costa e os marcos históricos do edifício. 

Os visitantes também receberão cartões postais comemorativos dos 65 anos do Palácio do Congresso. Haverá ainda o lançamento do Passaporte Plenarinho, um material interativo voltado para crianças, com desafios, atividades e curiosidades relacionadas à história e às obras de arte do Congresso Nacional. O passaporte será distribuído durante as visitações. 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa está disponível no Portal. 

Projeção

No dia 21 de abril, a fachada do Congresso Nacional receberá a projeção mapeada “65 anos de Brasília”, das 19h às 23h. A projeção será dividida em três eixos temáticos:

•          Entre vozes e histórias – Poder. Uma narrativa com imagens de personagens que tiveram participação fundamental na história política de Brasília.

•          Entre eixos e curvas – Cidade. Imagens icônicas das vias planejadas por Lúcio Costa e monumentos arquitetônicos consagrados por Oscar Niemeyer evidenciam a singularidade urbanística da cidade.

•          Entre sorrisos – Povo. Um retrato vibrante dos brasilienses, mostrando a diversidade, alegria e força de quem vive e constrói Brasília todos os dias. 

Programas

A TV Câmara participará da celebração com uma programação especial. As reportagens comemorativas estreiam já no dia 16 de abril, trazendo conteúdos sobre a construção do Palácio do Congresso, as histórias dos pioneiros, a importância do espaço como símbolo da democracia e sua arquitetura icônica. 

O programa Ponto de Vista apresentará a série especial "65 Anos do Congresso Nacional", com entrevistas inéditas. O conteúdo está disponível também no canal da Câmara no YouTube. 

Na Rádio Câmara, o programa Aqui se Faz História relembra a inauguração do Palácio do Congresso Nacional, com discurso de João Goulart. 

Sessão Solene

A programação termina no dia 24 de abril, com a realização de sessão solene em homenagem aos 65 anos de Brasília, às 14h, no Plenário Ulysses Guimarães. Na ocasião, será exibido vídeo institucional comemorativo.