14/3/2014 Com novo formato para seleção das escolas, Câmara Mirim abre inscrições
Estão abertas, até 22 de abril, as inscrições para o Câmara Mirim, programa criado pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados que oferece aos estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a oportunidade de ser deputado por um dia. Os alunos ocupam o Plenário, discutem e votam em seus próprios projetos de lei, numa aula de cidadania e democracia.
O Câmara Mirim está em sua 9ª edição e, neste ano, a seleção das escolas se dará por meio de um concurso nacional de projetos pedagógicos voltado para os professores. Os autores das seis melhores propostas terão vaga garantida no programa. Além disso, esses mesmos professores serão convidados do Plenarinho para participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento.
Passo a passo
O professor interessado deverá apresentar um projeto pedagógico de experiência educativa direcionada a alunos do 5º ao 9º ano, utilizando o programa Câmara Mirim como referência.
O período para envio dos projetos é até 22 de abril de 2014. No dia 13 de maio, será divulgado o resultado com os seis professores selecionados com as melhores propostas. Os demais serão classificados numa lista e chamados caso haja impossibilidade de alguns dos seis primeiros participarem do restante do processo.
Os selecionados deverão se inscrever para participar do curso online "Educação para a Democracia", organizado pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento e que acontecerá de 9 de junho a 18 de julho de 2014, com carga horária de 30 horas.
O candidato do Câmara Mirim será considerado aprovado se obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total exigido. O não cumprimento da pontuação mínima exigida implicará na perda da vaga para participação no Missão Pedagógica no Parlamento e do Câmara Mirim.
Os professores virão a Brasília com todas as despesas pagas pela Câmara para participar do curso “Programa de Capacitação Missão Pedagógica no Parlamento”, cujo módulo presencial ocorrerá de 31 de agosto a 6 de setembro de 2014. Essa etapa presencial consistirá em aulas dialogadas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas, privilegiando a integração entre a teoria e a prática.
De 15 de setembro a 21 de novembro, os participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar seus projetos pedagógicos, com apoio tutorial online. Quem cumprir todos os passos receberá o certificado de conclusão do Programa Missão Pedagógica.
Finalmente, no dia 30 de outubro de 2014, acontecerá o Câmara Mirim. Os seis professores selecionados terão espaço garantido para trazer a Brasília até duas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com no máximo 40 alunos cada turma.
A Câmara não se responsabiliza pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte desta etapa, ficando a cargo de cada escola mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão mirim.