14/11/2023 - Câmara recebe iluminação laranja pelo Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Cor laranja também marcará o Dia Mundial de Atenção à Dislexia, além da campanha de conscientização sobre a deficiência do transportador de riboflavina

Nesta quarta-feira (15/11), a Câmara dos Deputados será iluminada de laranja em referência ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Essa condição reúne um grupo de doenças respiratórias caracterizadas pela obstrução das vias aéreas, entre elas a bronquite e o enfisema pulmonar.

O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC, contribuindo com 80% dos casos da doença, que é atualmente a terceira principal causa de mortes no mundo. Embora não tenha cura, a DPOC é tratável, com medicamentos e reabilitação pulmonar.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) evidenciam que a DPOC é a quinta maior causa de internação na rede pública, entre pacientes com mais de 40 anos, o que representa cerca de 200 mil hospitalizações e um gasto anual aproximados de R$ 100 milhões.

Dislexia e vitamina B2

Na quinta-feira (16/11), a iluminação laranja da Câmara terá como objetivo chamar a atenção para o Dia Nacional de Atenção à Dislexia e para a importância da conscientização sobre a deficiência do transportador de riboflavina (RTD).

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar um estímulo escrito ou um símbolo gráfico. O transtorno é considerado uma das mais importantes deficiências do aprendizado, uma vez que gera dificuldade para ler, escrever, soletrar e fazer contas. De 0,5% a 17% da população mundial sofre de dislexia.

A RTD é uma doença rara, de origem genética, que acomete 1 a cada 1 milhão de pessoas.  Os portadores da doença não possuem uma enzima específica que transporta a riboflavina, que é a vitamina B2, para dentro da célula. Os sintomas são fraqueza muscular, dificuldade de andar e de engolir. Em casos extremos, pode levar à insuficiência respiratória. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com suplementação de vitamina B2.