14/06/24 - Congresso Nacional exibe frases de alerta para violência contra idosos
Entre 18h30 e 19h30 de amanhã (15/6) a fachada do Congresso Nacional exibirá uma série de frases para chamar a atenção da população para a importância de denunciar e combater a violência cometida contra idosos. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).
Entre as frases que serão projetadas na fachada estão as seguintes:
“Diga não à violência contra pessoas idosas”
“Mulheres idosas também sofrem violência doméstica”
“Velhices cidadãs se constroem com políticas públicas e orçamento”
“Mais políticas de cuidado, menos violência”
“Pessoas idosas merecem respeito”
Direitos Humanos
Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, órgão do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em 2023 houve mais de 150 mil violações de direitos contra o segmento idoso, a partir do registro de mais de 30 mil denúncias. Esses números representam um aumento de 57% nas denúncias e de 87% nas violações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera violência contra idosos qualquer ação que prejudique a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social. Os casos mais recorrentes incluem violências físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais, de abandono e de discriminação, bem como negligência – a mais comum de todas as violências cometidas contra idosos.
Denuncie
Denúncias de violências podem ser feitas pelo Disque 100. O canal de atendimento coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do MDHC é gratuito, sigiloso e está disponível 24 horas por dia. Além de ligação gratuita, os serviços podem ser acessados por meio do site da Ouvidoria, do aplicativo Direitos Humanos, do Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e do WhatsApp (61) 99611-0100. O canal também conta com atendimento em Libras.