14/02/25 - Visitação guiada ao Congresso Nacional cresce 22%
O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional registrou a presença de 20.679 visitantes durante o período do recesso parlamentar, entre 23 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro deste ano. O montante representa um aumento de 22% em relação aos 16.949 do período anterior.
Em 2018, o programa recebeu os Prêmios de “Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas”, concedidos pelo site de turismo Trip Expert.
Visitação integrada
A visitação ao Palácio do Congresso Nacional é gratuita e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração é de cerca de 50 minutos.
Na visita, os cidadãos conhecem as instalações do Poder Legislativo, como os plenários da Câmara e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e os salões Nobres das duas Casas. Também recebem informações sobre as obras de arte do acervo do Congresso, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.
Durante o ano legislativo, ou seja, fora dos períodos de recesso, as visitas podem ser feitas às segundas, sextas, sábados, domingos e feriados, sem necessidade de agendamento. Os grupos saem a cada meia hora, das 9h às 17h, e o acesso ocorre pela rampa do Congresso Nacional.
Às quintas-feiras acontecem apenas visitas agendadas. As marcações podem ser feitas na página do programa, até as 17h de quarta-feira. O acesso é pelo Salão Branco, também conhecido como Chapelaria.
Às terças e quartas-feiras não há visitas guiadas.