14/02/2014 Concurso de documentários sobre Lei Maria da Penha divulga vídeos vencedores

Os organizadores do 2º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha divulgaram hoje as seis obras vencedoras da competição.  O vídeo "Violência contra a mulher: não compactuamos com isso", da estudante paranaense Gislaine Renata Vilhas Voas, foi o vencedor na categoria Júri Popular. O curta foi o mais votado na página oficial do concurso no Facebook, com 2.508 votos.

Na fase regional do concurso, outros cinco vídeos – um por região do país – foram considerados vencedores pela comissão julgadora. Na Região Sul, o vencedor foi “Isso tudo me pertence”, da estudante Giovanna Conrado Quadros, de Campo Mourão (PR). Pelo Nordeste, o estudante Marcelo de Figueiredo Sant'Anna Júnior, de Santo Amaro (BA), foi o grande vencedor, com a obra “Mulheres, reajam!”.  Mateus de Araújo Ribeiro, de Tracuateua (PA), levou o prêmio na Região Norte, pelo vídeo “Minhas atitudes coíbem a violência contra a mulher?”. No Sudeste, o agraciado foi o filme “Anistia”, de Renata da Costa Marques, de Sorocaba (SP). E no Centro-Oeste o vencedor foi Yan Carlos de Sousa, do Gama (DF), pelo curta “Poderia ser você”.

A cerimônia de premiação será no dia 12 de março, na Câmara dos Deputados.  O concurso premiará com um tablet cada um dos seis alunos realizadores e dos professores que orientaram os trabalhos. Os trabalhos vencedores serão disponibilizados no portal do concurso e exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, assim como nas redes das entidades parceiras, como o Banco Mundial.

Como parte da premiação, os vencedores e seus respectivos professores e responsáveis legais  farão um passeio cívico por Brasília, no dia anterior à premiação (11/3). No dia 12/3, a programação do grupo envolve visitação institucional ao Congresso Nacional e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara; encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, além do evento de premiação, previsto para as 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Secretaria da Mulher

O Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha é promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial. Nesta segunda edição participaram alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, com idade entre 14 e 18 anos. Os vídeos abordaram o tema "Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?" Dos 55 vídeos inscritos, 35 cumpriram as normas do regulamento e 20 foram desclassificados. Concorreram ao prêmio 14 trabalhos da Região Sul, 11 do Nordeste, seis do Sudeste, três do Centro-Oeste e um do Norte.