13/11/2018 - Novo formato de exibição das notas taquigráficas no portal da Câmara agiliza consultas

Melhorias incluem associação do texto do discurso a arquivos de áudio e de vídeo

O portal da Câmara dos Deputados passou a exibir as notas taquigráficas das sessões plenárias da Casa em novo formato. O objetivo é facilitar o acompanhamento e a pesquisa de debates e votações, de modo a contribuir para a transparência da atividade parlamentar. Além da busca por orador, agora é possível consultar em uma mesma página a íntegra de todas as falas de uma sessão em tempo real — entre 30 e 60 minutos após o pronunciamento em plenário. Outra novidade é a associação dos discursos ao áudio e ao vídeo correspondentes, além do acesso rápido, por meio de hiperlinks, a informações sobre os parlamentares e sobre a tramitação das propostas em análise.

A consulta aos pronunciamentos pode ser feita tanto a partir do menu principal do portal da Câmara (Atividade Legislativa/Discursos) quanto da página do Plenário (Registro das Sessões/Discursos). Ao abrir a página de pesquisa, basta clicar no link “Discursos em tempo real”, no menu à esquerda, e selecionar a sessão. A árvore de oradores disponível no formato anterior foi mantida como uma opção de pesquisa.

Comissões

Em relação às comissões, os registros das reuniões passarão a ser disponibilizados automaticamente no portal, também associados a áudio e vídeo, logo após terem sido inseridos no sistema pela equipe do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Casa. Antes, somente após a redação final, as transcrições das falas eram encaminhadas para a comissão, que se encarregava de publicá-las na página do colegiado. A mudança traz mais agilidade a esse processo.

Atualmente, são registradas regularmente as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Comissão Mista de Orçamento, das comissões parlamentares de inquérito, das comissões especiais e do Centro de Estudos e Debates Estratégicos. O registro de audiências públicas e votações realizadas pelas demais comissões é feito de acordo com a disponibilidade de equipe ou sob demanda.