13/05/25 - Câmara apresenta exposição fotográfica Desassossego
A Câmara dos Deputados recebe, até o dia 26 de junho, a exposição Desassossego, de Sandra Gonçalves, professora titular e pesquisadora em fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na mostra, a artista lança luz sobre a complexidade do período da pandemia, com fotos e vídeo, criados entre 2020 e 2022, por meio da sobreposição de camadas. Com cor predominante vermelha, “Desassossego” é fruto da reflexão de Sandra Gonçalves sobre as sensações, as percepções e os afetos provocados pelo vírus da Covid-19 e suas mutações no corpo social, revelando um mundo marcado por rupturas e exclusões.
A abertura da exposição será nesta terça-feira (13), às 18h, no Espaço do Servidor. No dia 15 de maio, haverá visita guiada, às 16h, com a presença da artista.
A artista
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Sandra Gonçalves mora em Porto Alegre desde 2005. Graduada em Comunicação Visual na Escola de Belas-Artes (UFRJ), a artista fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (UFRJ). É especialista em Processos Curatoriais pelo Instituto de Artes (UFRGS) e autora do fotolivro “Cápsula”, da Editora Origem (2021), e “La vie em Rose”, da Coleção Photothings (2024). Em 2000, realizou a primeira exposição individual, no Palácio do Catete, com um trabalho fotodocumental sobre carvoarias no centro da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, participa da cena fotográfica e artística através de editais, convocatórias e exposições. Tem obras em acervos de museus e coleções particulares.
Serviço
Exposição Desassossego, de Sandra Gonçalves
Visitação: de 13 de maio a 26 de junho de 2025, segunda a sexta, das 9h às 17h
Abertura com a presença da artista: 13 de maio às 18h
Visita guiada com a presença da artista: 15 de maio às 16h
Local: Espaço do Servidor — Anexo II da Câmara dos Deputados
Entrada franca