13/05/2013 Conferência sobre liberdade de expressão aborda os 25 anos da Constituição Federal

A Câmara dos Deputados e o Instituto Palavra Aberta realizam nesta terça-feira (14), às 9h15, a 8ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que terá como tema os 25 anos da Constituição Brasileira na ótica da liberdade de expressão. O evento ocorrerá no Auditório Nereu Ramos e reunirá profissionais de comunicação e autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para discutir a relação entre mídia e política.

Na abertura, estarão presentes os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves; do Senado, Renan Calheiros; e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa; além do ministro da Comunicação, Paulo Bernardo; da chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; do vice-presidente do Conselho de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita; do diretor-presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado; e da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco.

Às 10 horas, ocorrerá o primeiro painel da conferência, “1988 – A História da Constituição – Contexto da aprovação dos artigos referentes à liberdade de expressão e imprensa”, com a participação da presidente da Comissão de Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ); do senador José Agripino (DEM-RN); do ex-presidente do STF e ex-ministro da Defesa Nelson Jobim; e do diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour.

Em seguida, às 11h30, o painel “As grandes conquistas da Constituição e a Liberdade de Expressão Hoje” contará com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Paulo Abi Ackel (PSDB-MG); o senador Pedro Taques (PDT-MT); o ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto; e a editora de Política da Globonews, Renata Lo Prete.

Pouco antes da conferência, às 9 horas, haverá a inauguração oficial da exposição “25 anos da Constituição Cidadã: a Ótica da Liberdade de Expressão”, que ficará no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães até o dia 25 de maio.