14/01/26 - Público da visitação institucional ao Congresso Nacional cresce 20% em 2025

Mais de 167 mil pessoas participaram da visitação institucional ao Congresso Nacional no ano passado — aproximadamente 20% a mais que em 2024, quando o número de visitantes foi de cerca de 139 mil. O resultado evidencia o fortalecimento do programa e o crescente interesse do público em conhecer a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

A visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional é gratuita e dura cerca de 50 minutos. Nos períodos de recesso parlamentar, como agora em janeiro, o programa funciona todos os dias da semana, sempre das 9h às 17h. O visitante conhece os plenários da Câmara e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e os salões Nobres das duas Casas. Também aprecia obras de arte de renomados artistas, como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

Recorde de público desde 2012

O número de 167.462 visitantes, registrado em 2025, é o maior público anual desde 2012. Naquele ano, as visitas eram feitas todos os dias da semana, sem limite de visitantes por grupo. Nos últimos anos, porém, não houve visitas guiadas às terças e quartas-feiras, dias das sessões plenárias da Câmara e do Senado, e os grupos foram reduzidos para no máximo 50 pessoas. Mesmo assim, 2025 alcançou patamar próximo ao de 2012.

O desempenho de 2025 reflete um conjunto de iniciativas voltadas a aprimorar a experiência do visitante e reforçar o papel institucional do turismo cívico como porta de entrada para o público conhecer o Congresso Nacional, sua arte e arquitetura, seus espaços simbólicos e o funcionamento das duas Casas Legislativas.

Ações especiais em 2025

Ao longo do ano passado, foram realizadas diversas atividades que ampliaram o alcance do programa e impulsionaram o engajamento do público visitante, entre as quais:

- Comemorações dos 65 anos do Palácio do Congresso Nacional, em abril — roteiro inédito, com passagem por áreas nunca antes visitadas e ampla cobertura jornalística externa;
- Visitas especiais às cúpulas, em abril, maio e outubro;
- Espaço Criança no Congresso, em julho, com programação especial para o público infantil;
- Inauguração do Espaço Plenarinho, no Salão Negro, ampliando a oferta de atividades para crianças durante a visita;
- “Orelhão” da Rádio Câmara, no Salão Negro, uma iniciativa interativa para que visitantes possam pedir músicas;
- Programação de Natal, em dezembro, com a apresentação de cantatas com diversos corais, entre eles o da Câmara e o do Senado;
- Visite EnCena, com intervenções teatrais integradas à visitação, aproximando o público de personagens ligadas à história do Brasil e do Parlamento;
- Visite 360, com experiências imersivas em realidade virtual;
- Implantação do Espaço do Visitante, com destaque para a réplica da tribuna do Plenário Ulysses Guimarães.

Para 2026, está prevista a ampliação de alternativas culturais e imersivas para o público. A lojinha institucional da Câmara dos Deputados também deverá ser inaugurada em breve. 

Serviço

Visita guiada ao Congresso Nacional

No período legislativo, as visitas guiadas ao Congresso Nacional ocorrem em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras), aos finais de semana, feriados e pontos facultativos, das 9h às 17h. 

Durante o recesso legislativo — isto é, de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 18 a 31 de julho —, o programa funciona todos os dias da semana, sempre das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento.