12/11/25 - Congresso será iluminado de azul em alerta para diversas doenças

O Congresso Nacional recebe iluminação azul a partir das 23h de hoje (12/11) a fim de chamar a atenção para diversas enfermidades que colocam em risco a população brasileira: câncer de próstata, pneumonia, câncer de colo do útero, diabetes e as doenças que atingem meninos de até 15 anos de idade. A iluminação especial permanecerá até 16 de novembro.

Novembrinho

O Novembro Azul é o período do ano dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tumor mais incidente entre os homens, antecedido pelo câncer de pele. Já o Novembrinho Azul é uma campanha de conscientização para jovens de até 15 anos sobre a importância de adotar medidas de prevenção de doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva na vida adulta. Essas medidas incluem a investigação de quadros de dor nos testículos e do aumento de volume do saco escrotal, assim como a aplicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

Pneumonia

Celebrado em 12 de novembro, o Dia Mundial da Pneumonia busca chamar a atenção para as graves consequências da doença e as formas de prevenção e de tratamento. A pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, sendo que o Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é o responsável por 60% dos casos.

Colo do útero

O Dia de Ação para Eliminação do Câncer do Colo do Útero foi fixado em 17 de novembro.  Segundo o Ministério da Saúde, a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) representa o maior fator de risco para o câncer de colo de útero. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Há uma fase assintomática da enfermidade, em que a detecção de lesões pode ser feita pelo exame Papanicolau. Se diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.

Diabetes

Conforme informações do Ministério da Saúde, diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A doença pode ser do tipo 1, causado pela destruição das células produtoras de insulina (5% a 10% dos casos), do tipo 2, causado por resistência à insulina e deficiência de secreção do hormônio (90% dos casos), ou de natureza gestacional – que pode ou não persistir após o parto. Existem outros tipos, menos comuns, cujas causas são problemas genéticos associados a outras doenças ou a uso de medicamentos. O Dia Mundial do Diabetes ocorre em 14 de novembro.