12/11/24 - Iluminação azul no Congresso alerta sobre câncer de próstata e pneumonia

O Congresso Nacional recebe, de hoje (12/11) até o próximo sábado, iluminação na cor azul, como parte das ações de prevenção ao câncer de próstata e à pneumonia.

A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata teve origem na Austrália, em 2003, e foi inspirada no movimento Outubro Rosa, que já alertava o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama. A cor azul foi escolhida para sensibilizar o público masculino sobre a saúde da próstata e a campanha é conhecida como Novembro Azul.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre os homens, atrás apenas do de pele. Dados do Ministério da Saúde informam que cerca de 17 mil mortes foram registradas em 2023 devido à doença. Para 2024, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o registro de 71,7 mil novos casos.

Exames anuais podem evitar que a doença seja detectada em estágios avançados. E, quando identificada e tratada precocemente, as chances de cura chegam a 90%. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, ainda que não apresentem sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada, tendo como objetivos o esclarecimento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Além disso, a SBU indica que os homens que fazem parte do grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos) devem receber orientações médicas a partir dos 45 anos.

Dia Mundial da Pneumonia

Novembro também é o mês que marca o Dia Mundial da Pneumonia (12/11), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ressaltar a importância da prevenção da doença, que continua sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.

A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos, sendo o Streptococcus pneumoniae o agente causador em 60% dos casos. O diagnóstico e tratamento precoces da doença impedem eventuais agravamentos de seu quadro clínico.