12/11/19 - Câmara recebe exposição pelo Dia da Consciência Negra

A Câmara dos Deputados recebe, de 19 de novembro a 18 de dezembro, a exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”, que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra traça um breve panorama da resistência de negros e negras na história recente do país, bem como suas contribuições, conquistas e demandas. A abertura oficial será às 16 horas do dia 19/11, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, onde as obras ficarão expostas.

O Dia da Consciência Negra - celebrado em 20 de novembro como referência ao nascimento do herói Zumbi dos Palmares (1655/1695) - representa uma oportunidade de reflexão acerca da representação e condição social dos negros e negras brasileiros, dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas no país.

Se a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Igualdade Racial de 2010 significaram avanços importantes no combate à desigualdade racial, as estatísticas ainda demonstram que há um longo caminho a ser percorrido pelo Brasil no que diz respeito ao cumprimento de políticas públicas que tragam igualdade de oportunidades e possibilitem condições de vida dignas a negros e negras na sociedade brasileira contemporânea.

Serviço

Exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”
Data: de 19 de novembro a 18 de dezembro de 2019
Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada Franca