12/09/2017 - Câmara lança exposição virtual de coleção de obras raras
A exposição de 22 livros da coleção da "Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil" agora está disponível de forma permanente no site da Câmara dos Deputados. A mostra virtual reproduz trechos e ilustrações de parte das obras e os textos explicativos da exposição física, que está aberta ao público até 8 de outubro na Galeria de Arte do Salão Nobre da instituição.
O material exposto pertence ao acervo de obras raras da Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara, e está ordenado em 11 módulos temáticos. Produzidos de forma artesanal, os volumes apresentam uma seleção de obras clássicas da literatura brasileira ilustradas por artistas plásticos de renome. São exemplos a obra Menino de engenho, de José Lins do Rego, ilustrada por Cândido Portinari; e A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado, com ilustração de Di Cavalcanti.
O público poderá conhecer ainda a história da sociedade e de seu fundador, Raymundo Ottoni Castro Maya. Criada na década de 40, a entidade seguiu o modelo em voga, na época, na França e Inglaterra, e reunia um grupo seleto de personalidades, entre intelectuais, empresários e figuras da sociedade. Visava produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, ilustradas por notáveis artistas nacionais.
A exposição física pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h. A exposição virtual ficará disponível permanentemente no site da Câmara dos Deputados.
Serviço
Exposição Coleção Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Edifício Principal
Período: até 8 de outubro
Visitação: sexta a segunda, das 9h às 17h, inclusive fins de semana e feriados.
Informações: 0800619619 ou pelo e-mail.