12/06/2013 Câmara dos Deputados realiza amanhã seminário sobre relação Brasil-Argentina

A Câmara dos Deputados realiza amanhã (13/6) o seminário “Brasil-Argentina: desafios e oportunidades”. O evento, que ocorre no plenário 5 do corredor das Comissões, das 9 às 12 horas, propõe-se a debater e a analisar o estado atual da relação entre as duas potências sul-americanas. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o embaixador da Argentina, Luis Maria Kreckler, participam da mesa de abertura do evento, entre outros convidados.

O seminário está dividido em três painéis, cada um com dois temas. No primeiro, serão debatidas as seguintes questões: “Está a Argentina tomando o caminho certo para a comunidade financeira internacional?”, com o professor Arturo Porzecanski, da American University; e “O atual ambiente político brasileiro-argentino”, com Murilo de Aragão, analista político da consultoria Arko Advice.  Em seguida, no painel 2, o embaixador Luis Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, abordará o assunto “Desafios e dificuldades na relação Argentina-Brasil”. Na sequência, o diretor da Nidera Argentina, Hernan Maurette, analisará “As inconsistências na relação comercial entre Brasil e Argentina”.

Encerrando o evento, o terceiro painel avaliará “Como o mundo enxerga o Brasil e a Argentina”, tema da palestra de Marcelo Suano, diretor do Centro de Estudos de Inteligência e Relações Internacionais e PhD em Ciência Política pela USP. Benício Schmidt, que também é PhD em Ciência Política, mas pela Universidade de Stanford, realiza a última palestra do seminário, que versará sobre “O processo de tomada de decisão no Brasil e na Argentina”.