12/05/22 - Congresso se ilumina de lilás pelo Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

 

O Congresso Nacional fica iluminado na cor lilás, nestas quinta (12) e sexta (13), em apoio às celebrações pelo Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio). A data foi instituída pela Lei 14.233/21, e tem como objetivo fomentar o debate de políticas públicas, disseminar informações e conscientizar a sociedade, visando à melhoria de qualidade de vida das pessoas com essa condição e de suas famílias. 

Síndrome 

A fibromialgia é uma síndrome crônica, não inflamatória, de causas ainda não esclarecidas, que tem como característica dores musculoesqueléticas - nas articulações, nos ossos, nos músculos, nos ligamentos e tendões, além de fadiga, de dores de cabeça e de distúrbios do sono. Também está ligada à depressão e à ansiedade.

A doença acomete cerca de 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais, e as mulheres são de cinco a nove vezes mais afetadas que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos.

O tratamento envolve o uso de analgésicos e de anti-inflamatórios associados a antidepressivos, além de atividade física regular, acompanhamento psicológico e emocional, massagens e acupuntura.