11/12/2014 - TV e Rádio Câmara lançam série de programas sobre mobilização social e luta por direitos coletivos

A TV Câmara e a Rádio Câmara lançam na próxima terça-feira (16/12), às 16 horas,  no Salão Verde, a série de programas “A Hora é Agora”. A série apresentará programas inéditos, de perfil informativo, com temática voltada para a mobilização social pela conquista de direitos coletivos. Os programas irão ao ar na TV Câmara a partir de 19/12, sexta-feira, às 21h30. Até 30 de janeiro, será exibido um programa diferente a cada semana.

Na cerimônia de lançamento será exibido um vídeo com a realização do pitching e um resumo dos programas selecionados. O evento contará ainda com a participação de 60 adolescentes, personagens do programa “Restrutural”. Eles farão uma visita guiada ao Congresso e assistirão, no auditório Freitas Nobre, ao vídeo do documentário do qual participaram. Em breve, os vídeos estarão disponíveis no portal da Câmara dos Deputados, no Youtube e no canal do programa Câmara Ligada.

 

Seleção

As produções são resultado de seleção pública realizada pela Câmara, na qual foram inscritos 63 projetos – todos de produtores independentes. Quinze propostas passaram para a segunda fase e participaram do pitching, onde os autores defenderam presencialmente suas ideias. Ao final, foram selecionados sete projetos. Cada um recebeu R$ 70 mil para investir na produção. Esta é a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a adotar como método a concorrência regional.

 

Confira abaixo os programas vencedores. Todos têm 26 minutos de duração, com versão para rádio e TV.

 

Região Norte

“Movida Pela Vida“, de Belém (PA).  Registra as ações do Movida, instituto paraense que reúne familiares de vítimas de violência que lutam contra a impunidade. Da Alt Produções.

 

Região Nordeste

“Areia Loteada”, de Fortaleza (CE). Criação da Nigéria Comunicação Audiovisual, o projeto trata das ações de mobilização social pelo direito à moradia em Fortaleza.

 

Região Centro-Oeste

“Restrutural“, de Brasília (DF). O trabalho da ONG “Coletivo da Cidade” no chamado “Lixão da Estrutural”, em Brasília, é registrado pela Diazul de Cinema.

 

Região Sudeste

“Cordão da Mentira“. De São Paulo (SP). Apresenta ações da sociedade civil em manifestações sobre os 50 anos do golpe militar. A produtora é a Memória Viva.

“Paternidade além das grades”, do Rio de Janeiro (RJ). Embora a produtora Modo Operante seja do Sudeste, a história se passa em Pernambuco: a luta pelos direitos de mães solteiras cujos filhos não são reconhecidos pelos pais presidiários.

 

Região Sul

“Sementes Urbanas”, de Curitiba (PR). O filme aborda a experiência da Quinta da Videira, uma fazenda experimental urbana que produz três toneladas de alimentos por ano. A produção é da Caminho Comunicação.

“Sorrisos Urbanos”, de Porto Alegre (RS). Enfoca dois grupos de jovens que realizam ações beneficentes e intervenções urbanas para despertar o senso de cidadania. Produzido pela SQMA Film Delivery.