11/11/24 - Câmara apresenta exposição Olhar Manifesto: um recorte brasileiro

A Câmara dos Deputados realiza, na Galeria Décimo, uma mostra especial com 84 obras de renomados artistas brasileiros, como Chico da Silva, Antônio Poteiro, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino e J. Borges.

Compõem a exposição esculturas, pinturas e xilogravuras de uma arte genuinamente brasileira, produzida por artistas do Nordeste, do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões do país, bem como peças de artes indígenas. As obras fazem parte do acervo do colecionador, pesquisador e curador Oto Dias Becker Reifschneider.

Os trabalhos são um recorte da arte popular, ligada a tradições centenárias e a sabedorias dos povos indígenas e africanos, arte que vem sendo reconhecida pela crítica nacional e internacional.

A ideia da exposição é mostrar como o olhar brasileiro se manifesta, ao criar um imaginário próprio de figuras, paisagens, relatos e lendas do sertão e das matas, por exemplo. As obras retratam a riqueza nacional, tendo em comum a imaginação e muitas vezes o sincretismo religioso que permeia a sociedade brasileira.

O Centro Cultural, responsável pela criação e execução do projeto, publicará ainda um catálogo da mostra, com textos em português, inglês e espanhol. A exposição ficará aberta ao público até o dia 21 de novembro.

Exposição “Olhar Manifesto: um recorte brasileiro”

Visitação: de 6 a 21 de novembro de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria Décimo / 10º andar do Anexo IV — Câmara dos Deputados

Entrada franca