11/10/2013 Câmara dos Deputados debate reformulação do ensino médio

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que estuda a reformulação do ensino médio realiza na próxima semana um seminário nacional sobre o tema. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16/10, terça e quarta-feira, no Auditório Nereu Ramos, no Anexo 2 da Câmara. A cerimônia de abertura está prevista para as 19h do dia 15, com as participações do presidente e do relator da Comissão – respectivamente, os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Wilson Filho (PTB-PB). Em seguida, às 20h, haverá uma palestra do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

As atividades do segundo dia do evento terão início às 9h e se encerrarão às 18h. Na programação da manhã estão previstos três painéis: o primeiro debaterá currículo e diretrizes curriculares; o segundo, a integração do ensino médio com a educação profissional; o terceiro tratará da formação de professores e gestores. À tarde, a partir das 14h, dois temas estarão em debate no encontro: condições de oferta do ensino médio e infraestrutura; e instrumentos de avaliação utilizados pelo MEC. A apresentação dos relatórios dos seminários estaduais, prevista para as 16h35, fechará o evento.  

Pesquisadores da área de educação e representantes de entidades docentes e discentes, além de órgãos ligados ao Ministério da Educação, participam do seminário.

Criada em março do ano passado, a Comissão Especial está em atividade desde maio de 2012, quando foi oficialmente instalada. De lá para cá, já realizou mais de trinta audiências públicas, com a presença de especialistas e autoridades da área de educação.