11/09/2014 Projeto do Laboratório Hacker da Câmara ganha prêmio de ideias inovadoras em participação digital

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados foi selecionado para representar o Brasil no evento Laboratório Iberoamericano de Inovação Cidadã. O projeto premiado - Mapa Participativo - será apresentado na cidade de Veracruz, no México, durante a XXIV Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, que acontece entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro.

O Mapa Participativo é uma ferramenta que facilita a identificação das principais questões, ideias e argumentos em discussão nos ambientes virtuais. Após a fase de testes, a ferramenta será utilizada pelo e-Democracia, portal da Câmara que incentiva a participação da sociedade no debate de temas importantes para o país. Dessa forma, as contribuições dos debatedores poderão ser estruturadas e reproduzidas por meio de um mapa de fácil visualização. Como a ferramenta é de uso livre, qualquer instituição pode adotá-la e aperfeiçoá-la.

Foram selecionados para o Laboratório de Inovação Cidadã, organizado pela Secretaria-Geral Iberoamericana, outros nove projetos que abordam temas como espaço público e infraestruturas abertas; dados abertos; relações sociais e produções culturais; ecologia e saúde. Os projetos receberão a colaboração de equipes de trabalho formadas pelos gerentes dos projetos, oitenta colaboradores, quatro especialistas, além do apoio técnico do Medialab-Prado.

Uma das premissas do evento é a crença no potencial transformador dos laboratórios cidadãos, que são espaços em que pessoas com formação variada se reúnem para produzir inovações para sociedade de maneira colaborativa. O evento integra a Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado, que tem por objetivo promover a cooperação política, econômica e cultural entre os povos ibero-americanos.