11/07/25 - Exposição discute fenômenos da geopolítica

Artista fará visita guiada na abertura da mostra

A Câmara dos Deputados inaugura na segunda-feira (14/7), às 18h, no Espaço do Servidor, a exposição “Geodialética”, do artista mineiro Arthur Mascarenhas Trindade – cujo nome artístico é Arthur was here. São 24 trabalhos, entre geométricos, abstratos e realistas, criados com o uso de técnicas tradicionais – como pintura a óleo, acrílico e nanquim – e de meios digitais.

“Geodialética” é dividida em quatro séries: Sobreposição, Justaposição, Contraposição e Uncountries (Não Países). As três primeiras consistem na conjugação de bandeiras nas três formas possíveis do plano bidimensional, para expressar diferentes fenômenos do processo geopolítico. A última série, Não Países, discute o princípio da autodeterminação dos povos.

Transformação

O artista visual e professor de desenho e pintura Arthur was here nasceu em Belo Horizonte em 1997. Desenhista autodidata, inicialmente pensou que seguiria carreira como quadrinista. Mas mergulhou na arte contemporânea – que antes rejeitava fortemente – quando começou a estudar numa escola paulista de artes criativas e tecnologia, a EBAC. A transformação e um novo começo marcado por incertezas marcaram o nascimento de seu nome artístico: Arthur was here (Arthur esteve aqui).

 

Exposição Geodialética

Visitação: de 14 de julho a 28 de agosto, segunda a sexta, das 9h às 17h

Visita guiada com a presença do artista: 14 de julho, às 18h

Local: Espaço do Servidor / Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília - DF

Entrada franca