11/04/25 - Congresso ganha iluminação verde neste fim de semana em apoio aos dias da Homeopatia e da doença de Parkinson
O Congresso Nacional recebe iluminação verde, neste sábado (12) e domingo (13), em apoio ao Dia Internacional da Homeopatia (10 /04) e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson (11/04).
Homeopatia
O Dia Internacional da Homepatia é comemorado oficialmente em 10 de abril, dia de nascimento de Samuel Hahnemann, médico alemão que criou a prática. A homeopatia foi introduzida no Brasil por Benoit Mure em 1840, tornando-se uma nova opção de tratamento. É uma ciência terapêutica que trata cada pessoa individualmente e como um todo, utilizando substâncias altamente diluídas para reequilibrar a energia vital de forma suave, estimulando o organismo a processar a autocura.
A especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.
Parkinson
A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa progressiva e incurável que afeta cerca de 8,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença pode causar sintomas como tremores nas extremidades da mão, lentidão dos movimentos, rigidez muscular e transtornos da fala e do sono. O Parkinson costuma se manifestar após os 65 anos de idade, mas têm aumentado os casos em pessoas abaixo dos 60, 50 e 40 anos.
Entre os fatores de risco conhecidos, constam a predisposição genética, o sedentarismo e a exposição a agrotóxicos e a metais pesados. O diagnóstico da doença é feito pela associação de avaliações clínicas, histórico médico, exames físicos e, em alguns casos, testes adicionais de neuroimagem para descartar outras condições.