11/03/24 - Câmara debate desafios da reindustrialização
A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (12), audiência pública sobre os “Desafios brasileiros nas políticas para a reindustrialização no contexto da transição energética e da descarbonização”. O objetivo é debater com especialistas a execução das políticas atuais organizadas em torno do Plano Nova Indústria Brasil (NIB) e a necessidade de alterações legislativas para a reindustrialização brasileira.
O evento será realizado às 17h, no Plenário 12 do Anexo 2, e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Mais informações sobre a audiência pública estão no portal da Câmara.
Estudo
O debate faz parte do estudo “Reindustrialização brasileira no contexto da transição energética e da descarbonização”, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara, que discute o tema de forma a contribuir para o planejamento de uma reindustrialização sob bases novas, que seja tecnologicamente avançada e ambiental e socialmente sustentável.
O Brasil detinha a 9ª indústria no mundo em 1995; em 2021, retrocedeu para a 15ª posição, passando de 2,8% do valor adicionado da indústria mundial para 1,3% nesse período. A pauta exportadora brasileira ainda revela expressiva regressão, com forte queda de produtos industriais e crescente dependência de commodities agrícolas e minerais.
Frente a essa realidade, o estudo pretende examinar as atuais políticas industriais das principais economias; identificar as necessidades de atualização da legislação brasileira; identificar as possiblidades de aumento do investimento público e privado na transição energética e na descarbonização puxadas pela indústria, especialmente por meio da bioeconomia e da bioindústria; e sugerir políticas para a disseminação de energias renováveis entre as comunidades carentes e a população mais pobre, entre outros.
Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados, dedicado à análise e à discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil. O colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa da Casa.