10/3/2014 Câmara premia vencedores do concurso de curtas sobre a Lei Maria da Penha
A Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (12), às 18 horas, no Salão Nobre, a cerimônia de premiação do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Em sua segunda edição, o concurso tem seis ganhadores: um por região do País, selecionados pela comissão julgadora, e um escolhido por júri popular, por meio de votação pela internet.
Com o objetivo de estimular a participação dos jovens na discussão sobre a violência contra a mulher, o concurso teve como público-alvo alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas com idade entre 14 e 18 anos. Os vídeos escolhidos têm de 1 a 5 minutos e abordam o tema "Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?"
Na terça-feira (11), véspera da premiação, os vencedores e seus respectivos professores e responsáveis legais farão um passeio cívico por Brasília. Já na quarta, a programação tem início às 15 horas, com uma visitação institucional ao Congresso e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara. Às 17 horas, o grupo terá um encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, na Sala de Reuniões da Mesa Diretora da Câmara, de onde segue para o evento de premiação no Salão Nobre.
Vencedores
O vídeo escolhido pelo júri popular foi "Violência contra a mulher: não compactuamos com isso", da estudante paranaense Gislaine Renata Vilhas Voas, com 2.508 votos. O curta teve Daniel Donato Piasecki como professor responsável.
Os selecionados pela comissão julgadora foram:
- Região Norte: "Minhas atitudes coíbem a violência contra a mulher?", do estudante Mateus de Araújo Ribeiro, de Tracuateua (PA). Professora responsável: Dhne Maria Pereira da Silva;
- Região Nordeste: "Mulheres, reajam!", do estudante Marcelo de Figueiredo Sant'Anna Júnior, de Santo Amaro (BA). Professora responsável: Marcele Almeida Santos;
- Região Centro-Oeste: "Poderia ser você", do estudante Yan Carlos de Sousa, do Gama (DF). Professora responsável: Simone Ferreira de Louro;
- Região Sudeste: "Anistia", de Renata da Costa Marques, de Sorocaba (SP). Professora responsável: Eliane Alves Leal Shimomura;
- Região Sul: "Isso tudo me pertence", da estudante Giovanna Conrado Quadros, de Campo Mourão (PR). Professora responsável: Nair Sutil.
Cada um dos seis autores dos vídeos e dos professores responsáveis será premiado com um tablet. Os trabalhos vencedores estão disponíveis no portal www.curtamariadapenha.com.br.
A segunda edição do concurso - que comemora o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) - foi lançada em 2013 pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados - composta pela Procuradoria da Mulher e pela Coordenação da Bancada Feminina - e pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial.