10/12/20 - Cerimônia de premiação do Concurso sobre a Lei Maria da Penha ocorre hoje (10)

Alunos de 14 a 18 anos, de escolas públicas e privadas do Brasil, produziram vídeos sobre o respeito à integridade física e psicológica das mulheres

A Câmara dos Deputados realiza hoje (10), às 15h, a cerimônia de premiação da 7ª edição do Concurso Lei Maria da Penha. O evento será transmitido pela TV Câmara, pelo canal da Câmara no YouTube e pelo portal e-Democracia. A atividade encerra a campanha "21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

O concurso tem como objetivo incentivar a discussão sobre a violência entre os jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. Além disso, visa proporcionar reflexão, aos adolescentes, quanto ao seu papel nas mudanças positivas de comportamentos e respeito à integridade física e psicológica das mulheres de hoje e de amanhã. Neste ano, a inciativa foi  voltada para alunos de 14 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O tema sugerido para a produção dos vídeos de até 1 minuto foi “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?”. 

O certame recebeu mais de 70 inscrições de todo o país e os cinco melhores foram escolhidos por votação popular, cada um representando uma região do país. Eles serão reconhecidos na cerimônia desta quinta-feira, que contará com a participação de Maria da Penha, do Instituto Maria da Penha; de Aline Yamamoto,  representante da ONU Mulheres, e da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. 

Os ganhadores receberão dois cursos, um sobre segurança na internet e outro sobre realidade virtual, cujo enfoque será sobre como usar as plataformas digitais de forma responsável. Além disso, os alunos vencedores puderam escolher entre ganhar um tablet ou um celular para terem a chance de produzir e postar novas histórias. 

Os vídeos enviados ao concurso foram submetidos à uma comissão julgadora, composta por representantes da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Banco Mundial, do Instituto Avon, Facebook, ONU Mulheres e da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, que fez a seleção de três peças por região do país. Os selecionados participaram de uma votação aberta, na página do concurso no Facebook.  

Histórico

A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados realiza o Concurso sobre a Lei Maria de Penha desde 2012 em parceria com o Banco Mundial, já tendo premiado criações artísticas em diversos formatos, como filmes, canções, fotografias e ilustrações. A sétima edição agregou novos parceiros e trabalhou mais uma vez com um público jovem, levando para as salas de aula o debate sobre o enfrentamento à violência doméstica.

Confira os vencedores

Região Norte: a aluna Mary Lene dos Santos Oliveira e a professora Ivane Mariano dos Santos, da Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, em Manaus (AM). 

Região Nordeste: o aluno Carmo Santos e a professora Lidiane Chagas de Carvalho, da Unidade Escolar Aprigio Pereira Bezerra, em São Julião (PI).

Região Centro-Oeste: o Aluno Lucas Henrique Costa e a professora Jaqueline Aparecida Dos Santos, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito (MS).

Região Sudeste: a aluna Sofia Borodiak e a professora Milene Cristine Martinez Batista, da Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba (SP).

Região Sul: a aluna Sofia Rambo e a professora Maria Eduarda Gotz Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, em Pareci Novo (RS).

Serviço

Cerimônia de premiação da 7ª edição do Concurso Lei Maria da Penha
Data:
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Horário: 15h 
Transmissão: canal da Câmara no YouTube, TV Câmara e portal e-Democracia