10/09/2020 - Câmara é finalista de premiação do Iphan em 2020

Plano de Preservação do Patrimônio Edificado da Casa está concorrendo na categoria patrimônio material/agente público ou privado. Resultado sai dia 30 de setembro.

O Plano de Preservação do Patrimônio Edificado da Câmara dos Deputados - Etapa 1 é finalista no 33º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2020, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação, realizada desde 1987, é voltada às ações de valorização, promoção e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. Este ano, o prêmio recebeu mais de 500 inscrições distribuídas por todo o Brasil.

O Plano de Preservação do Patrimônio Edificado da Câmara dos Deputados - Etapa 1,  projetado e construído entre 2018 e 2019, foi escolhido pelo instituto para representar Brasília na seletiva nacional na categoria patrimônio material/agente público ou privado. O resultado será revelado no dia 30 de setembro.

 

Recuperação de espaços

O Palácio do Congresso Nacional, tombado como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2007, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, historicamente, adaptou-se às demandas existentes. No Plano de Preservação da Câmara, 500 m² foram requalificados, com o objetivo de recuperar a circulação e a setorização de áreas vocacionais da Casa legislativa.

Todas as fases do plano foram conduzidas por funcionários da Câmara. A elaboração dos projetos necessários - arquitetura, engenharias civil, elétrica e hidráulica, climatização, áudio visual, paisagismo e mobiliário - levou quatro meses, e a construção foi concluída em três meses.

Na obra, espaços anteriormente ocupados por instituições bancárias foram reformados para absorver espaços da Mesa-Diretora da Câmara, compondo a nova ala das secretarias da Mesa: sala de reuniões multiuso para a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes, e respectiva circulação; e gabinetes das Terceira e Quarta Secretarias da Mesa. As ações do plano também incluíram a adequação das edificações às normas de prevenção e combate a incêndio e pânico, e valoração das obras de arte com o restauro do painel Ventania, de Athos Bulcão, situado no local. 

Para celebrar os 60 anos de Brasília, em 2020, também vinculado ao plano, foram entregues mais 800 m² de requalificação: hall das secretarias e o espaço da Lojinha da Câmara. Ambos se configuram como espaços de acolhimento à sociedade brasileira, visitantes institucionais, servidores e parlamentares, alinhando a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional às melhores práticas institucionais de visitação internacionais.