10/09/2015 - Congresso Nacional recebe iluminação amarela no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Ação busca a conscientização da sociedade a respeito do problema de saúde pública que mata um brasileiro a cada 45 minutos

O Congresso Nacional será iluminado de amarelo hoje à noite, em apoio à campanha de prevenção ao suicídio chamada Setembro Amarelo. A iniciativa é uma referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro – data definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para chamar a atenção para o problema. A campanha, que será adotada em diversos prédios públicos no País, é promovida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Segundo a OMS, o Brasil é o oitavo país em números absolutos de suicídio no mundo. Os casos equivalem a uma ocorrência a cada 45 minutos – cerca de 32 ao dia. O aumento no total de suicídios foi superior ao crescimento da própria população. Por isso, o Ministério da Saúde considera o tema um problema de saúde pública.

 

Setembro amarelo

Para tentar mudar esse cenário, foi criado há alguns anos o Setembro Amarelo, um movimento mundial estimulado por entidades médicas e pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP). A cor amarela foi escolhida por representar a vida, a luz, a alegria, em contraponto simbólico ao ato suicida.

A OMS alerta que o tabu ainda é a maior barreira à prevenção do problema. Apesar dos números alarmantes, o assunto ainda é evitado e tratado com distanciamento social. A depressão e o álcool figuram entre as principais causas de suicídio.