10/08/21 - Câmara seleciona projetos de lei para o Câmara Mirim 2021

As três propostas escolhidas vão integrar a pauta de discussão e votação de deputados(as) mirins em eventos virtuais de simulação da atividade legislativa. Programa será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

 

A Câmara dos Deputados selecionou os três projetos de lei que serão discutidos e votados no Câmara Mirim 2021, programa voltado a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, cujo objetivo é proporcionar aos participantes a chance de vivenciar a atividade parlamentar em suas várias etapas. O evento será virtual e ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro. 

Propostas escolhidas 

- Distribuição de absorventes higiênicos: a ideia da Ana Carolina da Maia, de Joinville (SC), é que absorventes higiênicos sejam disponibilizados nas UBS (unidades básicas de saúde) em todo o país à população de baixa renda. 

- Data de validade em destaque nos produtos próximos do vencimento: Davi Fernandes de Oliveira, de Natal (RN), propõe que todos os supermercados e estabelecimentos afins sejam obrigados a colocar em posição de destaque o prazo de validade dos produtos que estão próximos da data de vencimento, com antecedência mínima de 10 dias antes do encerramento da validade do produto. 

- Criação do Abril Vermelho – Mês de Combate à Hipertensão Arterial: o projeto de Davi

Vitório de Oliveira, de Vieirópolis (PB), pretende fazer do mês de abril um período voltado ao combate à hipertensão arterial, com a promoção de campanhas, debates, seminários, palestras e outros eventos de conscientização.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho - portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Em uma simulação da atividade parlamentar, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental debatem ideias para melhorar o Brasil, na forma de projetos de lei escritos por outras crianças e adolescentes. As três melhores propostas integram a pauta de discussão e votação de deputados(as) mirins.

Edição virtual

Até 2019, o Câmara Mirim era realizado presencialmente na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a participação de até 250 estudantes. Em 2020, porém, a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização de eventos presenciais devido aos riscos de expor estudantes e educadores a aglomerações.

De forma experimental, em dezembro do ano passado, foram realizados eventos virtuais envolvendo um pequeno grupo de educadores e suas turmas, e os resultados foram promissores. Com a continuidade da pandemia, a Comissão Executiva do Programa optou por repetir o formato na edição de 2021.

Mais informações sobre o programa estão no portal do Plenarinho.