10/06/25 - Câmara promove debate sobre comércio exterior no contexto das tarifas impostas pelos EUA
A Câmara dos Deputados realiza amanhã (11/6), às 17h, no plenário 4 do Anexo 2, a audiência pública “Comércio exterior e tarifas no desenvolvimento econômico: cenário mundial e instrumentos para a reindustrialização brasileira, a transição energética e a descarbonização”. O evento é promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da instituição (Cedes), e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
A audiência terá como base os estudos do Cedes sobre o tema, cujos relatores farão uma apresentação no início do evento. O objetivo do encontro é avaliar os desafios do comércio exterior para impulsionar o desenvolvimento nacional, em face do protecionismo e da elevação das tarifas de importação dos EUA.
Os participantes avaliarão também a necessidade de mudanças legislativas neste novo cenário, que prevê tarifas de 25% sobre aço e alumínio e sobre automóveis e autopeças por parte dos EUA, além da criação de uma tarifa de 10% para os demais produtos da pauta exportadora do Brasil para aquele país. Há proposições em tramitação no Legislativo que estabelecem a obrigatoriedade de retaliações a medidas unilaterais adotadas por países ou blocos que impactem negativamente a competitividade nacional.
Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. O colegiado é composto por 23 parlamentares, que têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos, com o apoio da Consultoria Legislativa.
SERVIÇO
Audiência pública “Comércio exterior e tarifas no desenvolvimento econômico: cenário mundial e instrumentos para a reindustrialização brasileira, a transição energética e a descarbonização”.
Data: 11 de junho, quarta-feira
Local: Plenário 4, Anexo 2 da Câmara dos Deputados
Horário: 17h
Transmissão pelo canal da Câmara no YouTube