10/03/22 - Congresso Nacional recebe iluminação amarela para alertar sobre a endometriose


O Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado de amarelo, de 10 a 13 de março, em celebração ao Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de mulheres sofrem graves consequências da endometriose no Brasil.

O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovada mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Na endometriose, em vez de as células do tecido serem expelidas durante a menstruação, elas se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

São sintomas da endometriose: cólica durante o período menstrual; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; e dificuldade de engravidar. O diagnóstico é feito por meio de exame ginecológico clínico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem. Entretanto, se realizado tardiamente, pode levar à infertilidade, presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.

A doença regride espontaneamente com a menopausa, devido à queda na produção dos hormônios femininos e ao fim das menstruações.