09/12/25 - Câmara lança a página "Orçamento Aberto — Siga as emendas": um guia para ajudar o cidadão a acompanhar e fiscalizar o Orçamento da União

O foco da página é na aplicação das emendas parlamentares, mostrando passo-a-passo como consultar o destino das emendas e quanto foi liberado

A Câmara dos Deputados lança a página especial “Orçamento Aberto - Siga as Emendas”, um guia que detalha o rito do orçamento público, com foco nas emendas parlamentares. A iniciativa é um passo-a-passo para que o cidadão e gestores municipais possam, de forma simples, entender e fiscalizar a aplicação dos recursos indicados por seus representantes.  

O cidadão poderá conhecer o que são as emendas parlamentares e todo o caminho que elas percorrem – da apresentação pelos parlamentares à liberação dos recursos para o financiamento de benefícios para a sociedade, como investimentos públicos em saúde, educação, infraestrutura, entre outras iniciativas. O guia também dá acesso a um canal para denunciar eventuais falhas ou irregularidades. 

Disponível no portal da Câmara, a página utiliza infográficos para transformar dados complexos em informação clara e acessível sobre o fluxo dos recursos públicos. 

Acompanhamento da execução das emendas 

O "Orçamento Aberto" concentra-se no caminho do dinheiro após a aprovação no Congresso Nacional. A página responde a perguntas cruciais para a fiscalização pelo cidadão:

- As diferenças entre emendas individuais, de bancada e de comissão;
- O fluxo administrativo, da indicação em Brasília até a chegada aos municípios;

- Canais de denúncias para apuração de eventuais irregularidades na aplicação dos recursos federais, incluindo as emendas parlamentares. 

A abordagem da plataforma facilita o acompanhamento do cronograma de liberação dos recursos e guia o cidadão na fiscalização da correta aplicação dos valores nas pontas. 

Educação Fiscal 

A página também oferece a contextualização necessária para entender o papel das emendas dentro do sistema maior. Ao explicar siglas como LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual), a Câmara assegura que a sociedade compreenda o processo integral de planejamento e distribuição da verba federal.