09/12/2013 TV Câmara chega a dois novos estados em sinal digital e gratuito

Inaugurações em Florianópolis e Vitória levarão a TV digital a público potencial de quase três milhões de cidadãos nas regiões metropolitanas das duas capitais.

A Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas de Santa Catarina (ALESC) e Espírito Santo (ALES) inauguram nesta semana as operações em sinal digital da TV Câmara e TV Assembleia. Na quarta-feira (11/12), a solenidade será às 17h na sede da ALESC. Na quinta-feira (12), a sessão solene está marcada para as 16h no plenário da ALES.

Florianópolis e Vitória unem-se a outras dez capitais e nove cidades do interior que formam a Rede Legislativa de TV da Câmara dos Deputados . O projeto, que começou com a expansão do sinal da TV Câmara em São Paulo, hoje chega também de forma gratuita e com qualidade digital às regiões metropolitanas de Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, São Luís, Palmas, Cuiabá e Goiânia.

No acordo firmado entre os legislativos federal e estadual, a Câmara dos Deputados adquire os equipamentos necessários para a transmissão e a Assembleia Legislativa garante a instalação e manutenção da operação. “Estamos avançando a passos largos para cobrir todas as capitais dos estados com o sinal digital da TV Câmara”, afirma o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

“Inauguramos Vitória e Florianópolis agora e vamos partir para implantar as emissoras de Salvador, Natal, Recife e outras, permitindo que o cidadão possa acompanhar o trabalho do Legislativo e fiscalizar as atividades do seu deputado em Brasília”, completa.  “Além disso, possibilitamos que as assembleias estaduais e câmaras municipais dessas cidades disponham de canal para montar suas próprias emissoras de televisão”, conclui o presidente.

Interiorização
O projeto de expansão também avança pelo interior do país. A Rede Legislativa já está no ar em Barretos, Bauru, Jacareí, Jaú, Piracicaba, Tupã e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo; e Sete Lagoas e Uberaba em Minas Gerais. Em breve serão inauguradas cerca de 30 TVs câmaras municipais e mais de cem aguardam liberação do canal pelo Ministério das Comunicações para iniciar o processo de instalação do sinal digital.

Rede
Criada em 2006, a Rede Legislativa de TV é um projeto associativo do qual fazem parte a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. Para garantir que o sinal das três esferas de poder chegue com tecnologia digital e gratuita pelo menor custo possível, é usado o recurso da multiprogramação, que permite o compartilhamento de um mesmo canal por quatro emissoras diferentes.