09/10/25 - Congresso celebra Dia Mundial da Saúde Mental
O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor branca, hoje (9/10) e amanhã, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.
O objetivo é sensibilizar a sociedade e chamar a atenção para as doenças mentais e seus efeitos na vida das pessoas, que incluem impactos na saúde física, no bem-estar, na forma como o indivíduo se relaciona com os outros e com o trabalho.
Dados de 2024 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo. Ansiedade e depressão são as condições mais prevalentes. Os relatórios da OMS indicam aumento de transtornos mentais em todos os países, afetando pessoas de todas as faixas de idade e de renda. No entanto, em países de baixa renda menos de 10% dos afetados recebem atendimento, em comparação com mais de 50% que são atendidos em nações de alta renda.
Transtornos mentais são a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo no mundo, depois de problemas na coluna vertebral. A saúde mental é impactada não apenas por aspectos psicológicos e emocionais, mas também por aspectos sociais, ambientais e econômicos.
SUS
No Brasil, a política de saúde mental se manifesta por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos em saúde mental, incluindo o uso de álcool e outras drogas, são realizados na Atenção Primária à Saúde (APS), sobretudo nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico.
Segundo dados do boletim “Saúde Mental em Dados”, publicado pelo Ministério da Saúde, ao final de 2024 havia 3.019 Caps no País, abrangendo 2.007 municípios.