08/05/20313 Comissão de Educação da Câmara discute nesta quinta (9) os critérios de correção das redações do Enem

Cidadãos poderão acompanhar o debate e enviar perguntas pela sala de bate-papo do e-Democracia, o canal de participação cidadã da Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (9 de maio), às 10h, audiência pública para debater os critérios de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O evento, que ocorrerá no Plenário 10 do Anexo II da Câmara, será transmitido ao vivo pela internet. Os cidadãos poderão participar enviando perguntas pela sala de bate-papo no link https://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos/inicio/-/bate-papo/sala/11503.

Foram convidados para o debate o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luis Cláudio Costa; o professor da UFMG e especialista em sistema de avaliação José Francisco Soares; a diretora-presidente da Abaquar, Gisele Andrade; o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Cláudio Cezar Henriques; o gerente de Interação Educacional do Cespe-UnB, Omezinda Ribeiro; e o professor da Universidade de São Paulo Ocimar Munhoz Alavarse.

Inserções indevidas
Segundo dados do Inep, na última edição do Enem, do total de 4,1 milhões de redações corrigidas, foram contabilizadas cerca de 300 que continham algum tipo de inserção indevida, como receitas de macarrão instantâneo e hino de time de futebol. Mesmo com as inserções, alguns alunos receberam notas de média a alta na correção - 2.080 textos do total de redações corrigidas tiveram avaliação máxima.

Em razão das controvérsias relativas às notas do textos com inserções indevidas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que a redação que receber nota máxima por dois avaliadores passará a ser examinada por uma banca. Atualmente, todas as redações do Enem são corrigidas por dois avaliadores. Quando há uma diferença de 200 pontos entre as duas notas, a redação é encaminhada ao terceiro corretor.

O ministro destacou que redações com inserções consideradas "provocativas ou debochadas" vão tirar nota zero. De acordo ele, foram afastados 394 corretores de provas que trabalharam no último Enem.

Os cinco itens de competência avaliados pelo Inep foram domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Vagas em universidades
Com a nota do Enem, os estudantes podem concorrer a uma das cerca de 130 mil vagas oferecidas em universidades e nos institutos federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além das vagas em instituições públicas, os candidatos podem usar a nota no Enem para concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), a financiamentos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter a certificação do ensino médio. Para isso, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

A iniciativa da audiência na Comissão de Educação é dos deputados Raul Henry (PMDB-PE), Izalci (PSDB-DF) e Stepan Nercessian (PPS-RJ).