09/03/22 - Iluminação do Congresso lembra Dia Mundial do Rim
O Congresso fica iluminado nesta quarta-feira (9/3) nas cores azul e vermelha em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março. O tema da campanha neste ano é “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. O objetivo é disseminar informações sobre a doença renal para profissionais de saúde e a população em geral, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.
A DRC não apresenta sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco – como hipertensão arterial e diabetes mellitus – e exames de rastreamento diagnóstico, como creatinina sérica e exame de urina. Nos casos avançados, os pacientes precisam ser submetidos a diálise e transplante renal.
A estimativa é que a doença afete uma em cada 10 pessoas no mundo. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pacientes com DRC avançada é crescente. Atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.