08/10/25 - Congresso se ilumina de roxo para conscientizar sobre doença hepática rara

A fachada do Congresso Nacional receberá iluminação especial na cor roxa nesta quarta (8/10) em alusão à colestase intra-hepática familiar progressiva (PFIC, na sigla em inglês) – doença genética rara que afeta o fígado de crianças desde os primeiros meses ou anos de vida, podendo causar mortalidade precoce. A ação reforça a campanha Outubro Roxo PFIC – A Luta Começa com Conscientização.

A enfermidade ocorre quando o fígado não consegue eliminar a bile corretamente, provocando o acúmulo de ácidos biliares que, com o tempo, danificam o órgão e comprometem o crescimento e o desenvolvimento da criança. Estima-se que a doença afete uma a cada 100 mil crianças nascidas.

Pacientes costumam apresentar sintomas como icterícia (pele e olhos amarelados), coceira intensa, fadiga constante, fezes esbranquiçadas, urina escura, atraso no crescimento e, em casos avançados, complicações graves, como falência hepática. O diagnóstico envolve uma combinação de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, além da avaliação genética.