08/06/2015 - Câmara lança novo aplicativo e-Democracia Móvel

A Câmara dos Deputados lança, nesta quarta-feira (10), às 16h30, a versão beta do aplicativo e-Democracia Móvel. O aplicativo permite o envio de vídeos e comentários diretamente de qualquer celular Android para os debates no espaço e-Democracia. O usuário precisa apenas gravar e enviar o vídeo com a sua opinião.

A iniciativa é do Centro de Informática da Câmara (Cenin) e do Laboratório Hacker, um espaço permanente para desenvolvimento de projetos que facilitem a divulgação de dados legislativos e aumentem a transparência parlamentar. O lançamento ocorrerá no novo endereço do Laboratório, no subsolo do Anexo IV, sala 90.

A novidade torna mais fácil a aproximação entre deputados e eleitores, uma vez que o aplicativo acelera o envio da mensagem do parlamentar para o debate. Também deixa claro que é o próprio deputado quem está participando da discussão. A versão beta já se encontra disponível gratuitamente para download na Play Store. A partir do lançamento, o aplicativo estará à disposição para utilização e sugestões dos usuários. Os interessados podem enviar os comentários e contribuições para labhackercd@gmail.com .

 

Câmara Móvel

O "e-Democracia Móvel" faz parte do projeto corporativo Câmara Móvel, que viabiliza a oferta dos conteúdos e serviços do portal da Casa nas diversas plataformas móveis disponíveis no mercado, por meio de aplicativos que acessem diretamente as bases de dados da instituição e forneçam as informações sem a intermediação de navegadores.

A iniciativa, além de facilitar o acesso do cidadão ao portal, aumenta expressivamente o número de visitantes e o tempo de navegação. O primeiro aplicativo integrante do projeto Câmara Móvel – desenvolvido pelo Cenin e lançado em 2014 – foi o Câmara Notícias, ferramenta que levou as notícias da Casa aos aparelhos celulares dos cidadãos.